Dúvidas sobre zerogrid
A energia gerada pelo sistema é destinada apenas para a carga do consumo local, impedindo a energia de ser injetada na rede elétrica.
O sistema ZeroGrid precisa de um medidor inteligente de energia, que controla e monitora o fluxo de corrente, ele se comunica com o inversor para ajustar a potência conforme necessário pela carga.
O equipamento deve ser escolhido em função da carga máxima do cliente, levanto em conta o nível da corrente que atinge.
Precisa levar em conta também qual equipamento vai ser compatível com a marca do inversor escolhido, lembrando que o inversor precisa contar com a tecnologia Gridzero.
Para sistemas com corrente da carga maior que 100 A, é necessário o uso de TCs para a leitura da corrente. Aconselha-se utilizar um TC com 20% acima do nível de corrente.
Corrente carga <100 Amperes | Apenas SmartMeter – medição direta |
Corrente carga ≥100 Amperes | Utiliza SmartMeter com necessidade de TC (transformador de corrente) conforme corrente carga, pode ser considerado o disjuntor de entrada do consumidor. |
O SmartMeter com TC pode ser utilizado em casos com a corrente menor que 100 Amperes, sendo aplicado em ambas as opções.
Nos sistemas híbridos, o inversor já conta com um transformador de corrente, podendo ser utilizado em instalações próximas ao local onde será limitada a injeção de energia. Em casos onde o local da instalação será distante, é aconselhável a utilização de um SmartMeter para realizar a comunicação com o inversor.