Perguntas e dúvidas frequentes:

A produção de energia por módulo varia em relação ao local de instalação, inclinação, também ao modelo de módulo. A fórmula para ter uma média de produção por potência é:

A eficiência do sistema leva em conta algumas perdas:

– Degradação do módulo;
– Mismatch;
– Sombras e poeiras;
– Temperatura;
– Cabeamento;
– Inversor;
– Conectores;
– Transporte;

 Lembrando que a eficiência do módulo é diferente da eficiência do sistema.

O potencial solar pode ser encontrado no site da Cresesb atráves das coordenadas. (http://www.cresesb.cepel.br/)

Para calcular o total de produção do sistema, multiplica a quantidade pela produção de cada módulo.

Deve ser feita uma análise na tecnologia envolvida no inversor, quantidade de entradas e MPPTs. Para utilizar modelos de módulos diferentes no mesmo inversor, deve ser instalado em MPPTs diferentes. O microinversor Deye 2kW tem a tecnologia de cada entrada ser um MPPT diferente, podendo então utilizar 4 módulos de modelos diferentes.

Todo inversor tem uma tensão de início, deve ser levada em consideração a tensão de funcionamento do módulo para partir o equipamento.
No caso dos inversores monofásicos, normalmente é 250 Volts para iniciar, pegando o exemplo do módulo BYD335P6K-36, teremos:


Tensão em máxima potência: 37,35V

Dividindo a tensão de inicialização pela tensão do módulo

250V / 37,35V = 6,69 módulos

 

Nesse caso, seriam necessários no mínimo 7 módulos BYD 335Wp para o inversor funcionar.

 

Para inversores trifásicos a conta é a mesma, porém é indicado trabalhar com uma quantidade maior de módulos em virtude da eficiência do equipamento.

Depende da tecnologia envolvida. O sistema com inversores híbridos pode ser configurado para funcionar como nobreak, nesse caso se tiver o uso de baterias e dimensionado corretamente, o sistema permanece ligado e alimentando as cargas do cliente. No sistema com inversor Ongrid normal, o equipamento tem a proteção de anti-ilhamento que é necessária para aprovação de projeto na concessionaria. Essa proteção faz com que o sistema desligue.

Os inversores utilizados pela Foco Energia acompanham o sistema com monitoramento integrado ao equipamento, sendo necessário apenas fazer a configuração com a rede WiFi do cliente.

Para acessar o sistema de monitoramento, o instalador deve criar a planta no sistema SolarMan Business e criar o usuário do cliente final no aplicativo SolarMan Smart.

Para maiores dúvidas, chamar o suporte técnico.

O micro inversor faz a conversão de corrente contínua dos módulos em corrente alternada, é instalado embaixo dos módulos solares, pode estar ligando até quatro módulos em um micro inversor. Sua conexão com a rede da concessionária é 220Vac.

Caso o equipamento vendido pela Foco Energia esteja apresentando algum defeito, o integrador poderá entrar em contato com a equipe de suporte técnico, que irá auxiliar em testes. Serão solicitados fotos e vídeos. O equipamento deve estar ligado no sistema para realizar esses testes. Sendo constatado que é necessário fazer a garantia do equipamento, um formulário é encaminhado solicitando alguns dados e informações do sistema. Após encaminhado o formulário e os itens solicitados, é encaminhado para fazer nota fiscal e organizar logística para entrega do equipamento. Ao receber o equipamento e realizar a troca do equipamento com defeito, a equipe da Foco Energia solicitará uma coleta reversa do item com defeito.

Overload significa sobrecarga. Cada inversor conta com uma potência acima do que a nominal que pode ser conectada na entrada do equipamento. Essa potência de Overload deve ser respeitada para o funcionamento correto do equipamento, se ultrapassada pode ocasionar a perda da garantia do equipamento.
Atualmente, o Overload dos inversores é dos 20% até 50%.

A StringBox serve para proteção do inversor, é instalada entre os módulos e o inversor, fazendo a proteção da parte de corrente contínua. O uso é essencial em um sistema fotovoltaíco, além de ser obrigatório por norma. Serve também para realizar seccionamento em caso de manutenções no sistema.

O orçamento tem validade de 05 dias. E os produtos estão sujeitos a disponibilidade de estoque.

Boleto bancário e financiamento (consulte as linhas de crédito aceitas).

Não, após o pedido gerado não tem como fazer alterações.

Você pode realizar seus orçamentos diretamente da plataforma, mas caso deseje, possuímos uma equipe preparada para lhe atender.

Sim, todos os itens podem ser escolhidos, desde que a quantidade de módulos não ultrapasse as quantidades mínimas e máximas dos inversores.