Financiamento para energia solar cresce 12,4% em 2024

Financiamento para Energia Solar Cresce 12,4% em 2024

 

O mercado de energia solar segue em expansão no Brasil! De acordo com o balanço do Meu Financiamento Solar, a plataforma aprovou cerca de 45 mil propostas de crédito para a instalação de painéis solares em 2024, um crescimento de 12,4% em relação ao ano anterior.

A maior parte dos financiamentos foi destinada a projetos residenciais e comerciais no Nordeste, que liderou com 32,73% do total contratado. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (24,21%), Centro-Oeste (20,63%), Norte (18,28%) e Sul (4,14%). Entre as cidades que mais contrataram crédito, Cuiabá (MT) ficou no topo do ranking, seguida por Belém (PA), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Várzea Grande (MT).

A maioria dos sistemas financiados variou entre 5,5 kW e 8,2 kW, utilizados principalmente em residências, que representaram 31% dos projetos aprovados. Com isso, os consumidores garantiram uma economia mensal estimada entre R$ 500 e R$ 800 na conta de luz.

 

Energia solar segue crescendo no Brasil

 

As residências dominaram as contratações de crédito em 2024, representando 83% do total. Estabelecimentos comerciais e condomínios também buscaram financiamento para instalar sistemas fotovoltaicos. Quanto às condições de pagamento, 47% dos clientes optaram por parcelamento em 48 vezes, enquanto 40% escolheram 96 prestações.

Segundo levantamento da plataforma com base em dados da Aneel, o Brasil fechou o último ano com cerca de 547 mil novas residências adotando energia solar, um aumento de 25% em relação a 2023. Esse avanço representou uma adição de 3,8 GW de potência instalada, um crescimento de 31% em comparação ao período anterior.

 

Energia solar como investimento

 

Para a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o aumento na liberação de crédito reflete o crescimento do interesse dos brasileiros por tecnologias sustentáveis e economicamente vantajosas.

 “A queda de 60% no preço dos painéis solares nos últimos dois anos fez com que o financiamento se tornasse a melhor opção para quem deseja investir em energia solar sem comprometer o capital próprio”, destacou.

Mesmo com oscilações do dólar e aumento da taxa de juros, o setor segue aquecido. O retorno sobre o investimento em painéis solares varia entre 35% e 45% ao ano, um percentual muito superior ao de aplicações financeiras tradicionais.

 A energia solar está cada vez mais acessível, e a tendência é que o setor continue em expansão nos próximos anos!

 

Fonte: Absolar

Alô Integrador!

Aproveite para adquirir  equipamentos fotovoltaicos

com preços imperdíveis.