Voltar

Energia solar atinge 55MW de capacidade instalada no Brasil

A energia solar no Brasil atingiu a marca de 55 GW de potência instalada, com 37,4 GW provenientes da geração distribuída e 17,6 GW da geração centralizada.

Esse crescimento também reflete no aumento de consumidores atendidos: atualmente, a energia solar abastece cinco milhões de unidades consumidoras em todo o país.

Hoje, a energia solar representa 22,2% de toda a capacidade instalada na matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior fonte, atrás apenas das usinas hidrelétricas, que respondem por mais de 40% da capacidade total.

Apesar dos avanços, a participação da geração própria solar ainda é relativamente pequena, cerca de 5%, considerando as 93,9 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo brasileiro. Isso ainda contribui para um ambiente favorável para novos investimentos no setor, com grande potencial de expansão.

Além disso, a energia solar contribuiu para evitar a emissão de 66,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono e foi responsável por atrair mais de R$ 251,1 bilhões em novos investimentos, gerar mais de 1,6 milhão de empregos e arrecadar cerca de R$ 78 bilhões para os cofres públicos.

A tecnologia também desempenha um papel importante na redução da dependência da infraestrutura de transmissão, aliviando a pressão sobre a operação e diminuindo as perdas em longas distâncias. Esses fatores ajudam a aumentar a confiabilidade e a segurança do sistema elétrico, especialmente em momentos críticos, como no início deste ano, quando o calor elevado e a alta demanda por energia elétrica colocaram pressão adicional sobre a rede elétrica do Brasil.

Fonte: canalsolar.com.br

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.