Entre janeiro e dezembro de 2024, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) registrou 26.834 novas migrações para o mercado livre de energia, um recorde que supera em mais de três vezes os números de 2023.
Os dados fazem parte de um estudo divulgado na quinta-feira (06) pela entidade, responsável pelo cadastro de consumidores, além da gestão e contabilização dos contratos firmados nesse mercado.
Do total de migrações no ano, cerca de 92% foram de unidades com demanda inferior a 0,5 MW, classificadas como de médio a pequeno porte. Além disso, aproximadamente 74% dos novos consumidores optaram por um agente varejista para representá-los, um salto expressivo em relação a 2023, quando apenas 15% fizeram essa escolha.
Para Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE, os números refletem uma mudança significativa no perfil dos consumidores que ingressam no mercado livre, com destaque para empresas menores e até pessoas físicas.
“A ampliação do acesso ao Mercado Livre de Energia para toda a alta tensão confirma uma tendência esperada: a crescente busca da sociedade por mais liberdade na gestão do consumo de energia elétrica”, afirmou.
Com esse movimento, a CCEE encerrou 2024 com 64.493 unidades consumidoras registradas, representando cerca de 39% da demanda nacional de energia. A expectativa da entidade é que esse número continue crescendo em ritmo semelhante em 2025.
Fonte: Canal Solar